Quando falamos em câncer, significa que estão se formando no organismo lesões com hiper proliferação de células doentes, anormais. E, por que acontece essa hiper proliferação? Isso é resultado de um descontrole na regulação das células. Quando nosso organismo está funcionando bem, em equilíbrio, o sistema imunológico tem a capacidade de combater as agressões celulares que possamos sofrer, além de eliminar corpos estranhos que penetrem ou que se formem no organismo.
As células cancerígenas são anormais, portanto diferentes das nossas células normais, e consideradas então como corpos estranhos que precisam ser eliminados pelo sistema imune. E elas se multiplicam com intensa rapidez. Mas elas dependem de glicose (açúcar) e da ausência de oxigênio para se multiplicarem. Sabendo-se isso, devemos orientar aos pacientes com câncer, para fugirem dos alimentos ricos em açúcar e para buscarem condições que melhorem a oxigenação do seu organismo. Diversos fatores estão implicados no desenvolvimento do câncer. Muitas vezes a raiz está nos hábitos, porque a culpa genética exclusiva só acontece na menor parte dos tumores.
Quando a pessoa come ou não determinados alimentos, ela passa informações diferentes para as células. Alguns alimentos dizem para as células ficarem calmas, se reproduzirem de forma adequada; outros, mandam as células se reproduzirem de forma desenfreada e sem controle. E um dos processos no início do câncer é a inflamação e a formação de radicais livres, que são moléculas que têm a capacidade de “enferrujar” e alterar o funcionamento normal das nossas células.
Para se combater os radicais livres, tem que haver uma dieta anti radicais livres, antioxidante. O que significa isso? É uma dieta com muitas vitaminas, minerais, alimentos crus, alimentos verdes.
Em uma dieta rica em processados, esses alimentos não estão sendo consumidos. Quando chega um alimento, o corpo processa aquilo e é como se dissesse:
“Aqui tá cheio de açúcar, carboidratos, gorduras… Mas onde estão as vitaminas e minerais?”
Ao comer alimentos industrializados ultraprocessados, você não está dando para seu corpo todos esses ingredientes para ele escolher e decidir o que tem que ser feito. Você está, na verdade, privando o seu corpo de alguns desses ingredientes, e assim, aumentando muito a chance de adquirir um grande problema de saúde!
A ozonioterapia é uma prática terapêutica em que se utiliza a substância ozônio…
Ler maisHomeopatia é uma prática médica que foi estudada por um médico alemão, Samuel Hahnemann, a partir do ano de 1779…
Ler maisA vitamina D tem várias ações importantes no nosso organismo…
Ler mais