Como dormir melhor?

Atualmente vemos cada vez mais casos de insônia na população mundial. Isso tem ocorrido principalmente devido aos altos níveis de estresse. Vivemos em um sistema de muita competitividade, crescemos em uma sociedade que se preocupa muito em produzir o máximo possível, e muitas pessoas acreditam que, quanto mais trabalharem duro, mais terão sucesso na profissão, e vice-versa.

Devemos pois, ter cuidado com o alto nível de estresse que essa competitividade gera. Se os seres humanos trabalham muito e dedicam poucas horas da semana ao lazer e ao descanso devido, nossos níveis sanguíneos do hormônio cortisol se elevam muito, e isso gera muitos desequilíbrios no organismo, o principal é a agitação interna, ansiedade, depressão e insônia.

Normalmente, a maior liberação de cortisol pelas glândulas supra renais é na parte da manhã, com o objetivo de que tenhamos uma boa disposição e energia para exercermos nossas atividades diárias. Conforme as horas do dia vão passando, os níveis de cortisol sanguíneo vão diminuindo, e ao anoitecer estão bem mais baixos, dando lugar ao aumento do hormônio melatonina. Se os níveis de melatonina estão ótimos no organismo, isso contribui para uma ótima noite de sono. Controlar os níveis de cortisol também ajuda a evitar outros efeitos indesejáveis, como perda de memória, fadiga e até mesmo o ganho de peso.

A serotonina é um hormônio cerebral (denominado neurotransmissor), que compartilha os mesmos precursores que a melatonina, quais sejam: magnésio, triptofano (um aminoácido), vitamina B3, vitamina B6. A liberação de serotonina, considerado o hormônio do bom humor, ocorre mais durante o dia, e a liberação da melatonina, durante a noite.

Na Medicina Integrativa, nós buscamos otimizar o controle da produção ótima de cortisol e também de serotonina durante o dia, e de melatonina durante a noite, de uma forma natural, através de meditações, prescrição de vitaminas, minerais e fitoterápicos manipulados em farmácia de manipulação, e em algumas situações, a prescrição de cortisol e de melatonina manipulados da mesma forma.

Leia também

A importância do sistema de coagulação sanguínea para a saúde do coração e do cérebro

Coágulos sanguíneos (ou trombos) se formam quando fibras de uma proteína chamada fibrina se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos. No coração, coágulos sanguíneos causam o bloqueio do fluxo de sangue para o tecido muscular. Se o fluxo de sangue está bloqueado, o suprimento de oxigênio é cortado e, em algum momento, o tecido morre. […]

Ler mais

Você sabe o que são os Miomas Uterinos?

Miomas uterinos, também chamados leiomiomas uterinos, são crescimentos não-cancerosos do útero. Eles são o tumor pélvico benigno mais comum em mulheres. Até 75% das mulheres terão miomas uterinos em algum momento de suas vidas, embora muitas vezes não causem sintomas. Os sintomas associados aos miomas uterinos incluem sangramento menstrual intenso e prolongado, dor pélvica, aumento […]

Ler mais

Saiba mais sobre acnes 

Ter uma pele clara e vibrante confere um benefício considerável à autoconfiança e promove o bem-estar psicológico. Portanto, o impacto de manchas, cravos e cicatrizes é mais do que superficial para milhões de pessoas em todo o mundo afetadas pela acne.  Embora a acne seja tipicamente considerada uma doença da adolescência, milhões de adultos também […]

Ler mais