A importância da alimentação para a saúde da nossa circulação sanguínea

A saúde da nossa circulação sanguínea depende de alguns fatores, e um dos principais é a alimentação. Nossos vasos sanguíneos (veias e artérias) são considerados saudáveis, quando as paredes dos mesmos mantêm-se com a elasticidade adequada, mesmo com o passar dos anos.

Essa elasticidade adequada permite que nosso coração exerça seu trabalho de bombeamento do sangue. Quando as paredes das artérias começam a se enrijecer, isso leva a uma necessidade de maior esforço do músculo do coração para conseguir bombear o sangue pelo corpo, a fim de oxigenar todos os tecidos e órgãos, gerando a princípio o que chamamos de hipertensão arterial.

Mas, ao contrário do que vem sendo divulgado pelo mundo ocidental, desde o século XX, o vilão principal dessas lesões que acontecem nos vasos sanguíneos, levando ao seu enrijecimento, não é o colesterol. O colesterol tem um papel muito importante na nossa saúde, por exemplo, como: precursor dos hormônios sexuais; componente das membranas celulares de todas nossas células; responsável pela nutrição dos neurônios do cérebro, através do transporte de ácidos graxos ao cérebro, feito pela fração LDL.

Um dos grandes problemas que geram lesão no endotélio dos nossos vasos sanguíneos é o excesso de glicose no sangue, provocado por dietas com muitos carboidratos com índice glicêmico alto, como açúcar branco, doces feitos com açúcar branco, pães, bolos, roscas e bolachas feitos com farinha de trigo, refrigerantes, sucos industrializados, etc. O excesso de glicose no sangue leva a processos oxidativos e degenerativos, denominados “glicação”, o que leva a lesões em vários órgãos e tecidos, inclusive no endotélio dos nossos vasos sanguíneos, predispondo à formação de placas obstrutivas, onde posteriormente, depois de formadas, se grudam moléculas de gordura e colesterol.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência dessas enfermidades, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país. É um valor bem expressivo, não é mesmo?

Então eu te convido a rever seus hábitos alimentares e sugiro que você busque uma consciência da importância da alimentação saudável, onde buscamos produtos mais naturais, evitando ingerir produtos artificiais, que tenham muitos conservantes, corantes, muito açúcar; evite bebidas alcoólica;, evite produtos de farinha de trigo, pois o mesmo está transgênico e com índice glicêmico muito alto; o glúten do trigo transgênico é muito problemático, podendo inclusive levar a doenças autoimunes.

Leia também

O que é Ozonioterapia?

A ozonioterapia é uma prática terapêutica em que se utiliza a substância ozônio…

Ler mais

O que é a homeopatia?

Homeopatia é uma prática médica que foi estudada por um médico alemão, Samuel Hahnemann, a partir do ano de 1779…

Ler mais

A Vitamina D e a saúde da pele

A vitamina D tem várias ações importantes no nosso organismo…

Ler mais