A vitamina D tem várias ações importantes no nosso organismo:
Quando os raios ultravioleta do sol atingem a pele, eles ativam a transformação do precursor da vitamina D, o 7-dehidrocolesterol (também chamado de pré-vitamina D3) em vitamina D. A vitamina então circula pelo sangue para realizar diversas funções importantes para a saúde do organismo.
Observamos na prática clínica, através de exame de sangue, que muitas pessoas estão com deficiência de vitamina D. Há várias razões para isso. Uma delas é que, com o passar dos anos, a capacidade de criar vitamina D a partir do estímulo dos raios ultravioleta vai diminuindo. Também, a utilização do filtro solar para proteção contra os raios ultravioleta do sol, reduz a capacidade de sintetizar vitamina D. Além disso, diversas doenças e alergias podem desequilibrar o metabolismo celular necessário para converter e utilizar a vitamina D de forma adequada.
Pesquisadores descobriram que pacientes com a pele muito pruriginosas possuem concentrações anormalmente altas de íons fosfato nas células da pele. Uma das principais funções da vitamina D é regular o metabolismo do fosfato. Sem a quantidade adequada de vitamina D, o fosfato se acumula nas células da pele, causando coceira.
Também, nas células da pele a vitamina D inicia a diferenciação de células epidérmicas para formar as diferentes camadas da pele. Assim, a falta de vitamina D pode contribuir para a causa da psoríase, que é causada pela diferenciação inadequada das células epidérmicas.
A Sociedade de Endocrinologia dos Estados Unidos caracteriza os níveis sanguíneos de vitamina D da seguinte forma:
Mas há muitos especialistas que recomendam que, para obter todos os benefícios da vitamina D, devemos manter níveis séricos em torno de 50 nanogramas por mililitro. Estes níveis têm sido associados com a diminuição do risco de ocorrência de cânceres, doenças cardíacas, autoimunes, vários tipos de doenças de pele, além de protegerem os fâneros (pele, unha, cabelo).
Coágulos sanguíneos (ou trombos) se formam quando fibras de uma proteína chamada fibrina se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos. No coração, coágulos sanguíneos causam o bloqueio do fluxo de sangue para o tecido muscular. Se o fluxo de sangue está bloqueado, o suprimento de oxigênio é cortado e, em algum momento, o tecido morre. […]
Ler maisMiomas uterinos, também chamados leiomiomas uterinos, são crescimentos não-cancerosos do útero. Eles são o tumor pélvico benigno mais comum em mulheres. Até 75% das mulheres terão miomas uterinos em algum momento de suas vidas, embora muitas vezes não causem sintomas. Os sintomas associados aos miomas uterinos incluem sangramento menstrual intenso e prolongado, dor pélvica, aumento […]
Ler maisTer uma pele clara e vibrante confere um benefício considerável à autoconfiança e promove o bem-estar psicológico. Portanto, o impacto de manchas, cravos e cicatrizes é mais do que superficial para milhões de pessoas em todo o mundo afetadas pela acne. Embora a acne seja tipicamente considerada uma doença da adolescência, milhões de adultos também […]
Ler mais