Homeopatia é uma prática médica que foi estudada por um médico alemão, Samuel Hahnemann, a partir do ano de 1779. Visto os resultados bem interessantes para se equilibrar o organismo e curar muitas doenças, passou a ter muitos adeptos em todo o mundo com o passar dos anos, e hoje é uma prática aceita em muitos países.
A homeopatia é fundamentada em 4 princípios: a lei do semelhante, a experimentação na pessoa sadia, as doses infinitesimais e o medicamento único. Em 1790, Hahnemann traduziu o tratado de Matéria Médica, do inglês Willian Cullen, que descrevia as propriedades curativas da Chinchona officinalis, ou quinina, contra a malária. A partir de então ele resolveu testar em si mesmo a substância e desenvolveu sintomas semelhantes aos da doença. Foi baseado nessa experiência que ele começou a desenvolver estudos de experimentações para conhecer os efeitos possíveis de diversas substâncias, para se tratar vários tipos de doenças.
Então Hahnemann começou a observar que, quando se administravam substâncias de origem vegetal, mineral ou animal em pessoas sadias, as mesmas apresentavam certos sinais e sintomas característicos, que eram curados nas pessoas doentes que estavam sentindo aqueles mesmos sinais e sintomas, de forma semelhante. Esses estudos em pessoas sadias passaram a se chamar “Experimentação Homeopática”.
Posteriormente Hahnemann observou que a melhor forma de se administrar os medicamentos nos pacientes para se obter os melhores resultados sem efeitos colaterais, seria através da diluição e dinamização das substâncias. Atualmente, a unidade de diluição e dinamização mais utilizada é o CH (centesimal Hahnemanniano). As substâncias são diluídas de 1:100 em solução de água e álcool e dinamizadas (processo em que se fazem 100 sucussões, ou movimentos de “sobe e desce”, se batendo em um anteparo com uma máquina própria, para se elevar cada potência do medicamento).
Atualmente existem muitos médicos e outros terapeutas não-médicos que trabalham com prescrições de homeopatia, em vários países do mundo, e obtêm muito sucesso no tratamento de diversas condições patológicas, sejam físicas, emocionais ou mentais.
Coágulos sanguíneos (ou trombos) se formam quando fibras de uma proteína chamada fibrina se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos. No coração, coágulos sanguíneos causam o bloqueio do fluxo de sangue para o tecido muscular. Se o fluxo de sangue está bloqueado, o suprimento de oxigênio é cortado e, em algum momento, o tecido morre. […]
Ler maisMiomas uterinos, também chamados leiomiomas uterinos, são crescimentos não-cancerosos do útero. Eles são o tumor pélvico benigno mais comum em mulheres. Até 75% das mulheres terão miomas uterinos em algum momento de suas vidas, embora muitas vezes não causem sintomas. Os sintomas associados aos miomas uterinos incluem sangramento menstrual intenso e prolongado, dor pélvica, aumento […]
Ler maisTer uma pele clara e vibrante confere um benefício considerável à autoconfiança e promove o bem-estar psicológico. Portanto, o impacto de manchas, cravos e cicatrizes é mais do que superficial para milhões de pessoas em todo o mundo afetadas pela acne. Embora a acne seja tipicamente considerada uma doença da adolescência, milhões de adultos também […]
Ler mais