Asma e bronquite crônica são condições patológicas frequentes na sociedade, e causam grande incômodo, devido à sensação de falta de ar e sufocação durante as crises. É muito comum vermos pessoas portadoras dessas patologias, fazendo uso frequente de broncodilatadores e de corticoides. Mas estes medicamentos não solucionam esses problemas, apenas os encobrem, além de provocarem muitos efeitos colaterais desagradáveis: os corticoides atrapalham a função da glândula supra renal, prejudicam o sistema imunológico, fazem engordar. Os broncodilatadores interferem por exemplo, com a função do coração.
Foi feito um estudo no Hospital Weifang, na China, entre 2003 e 2004, com pessoas não-fumantes portadores de asma moderada a severa, entre 18 e 64 anos (43 homens e 49 mulheres), utilizando uma combinação de três extratos de ervas, em comparação com o uso de prednisona (um corticosteroide sintético), para se medir o grau de alívio dos sintomas da asma.
No resultado final observou-se que os extratos de ervas reduziram significativamente os sintomas dos participantes e aumentou sua função pulmonar, reduzindo também a necessidade do uso do inalador de emergência. As ervas também ajudaram a reduzir a quantidade de imunoglobulina E no sangue, sendo que este é um anticorpo relacionado com a hiper reatividade brônquica observada nos pacientes portadores de asma e bronquite.
A função pulmonar do grupo que recebeu o extrato de ervas não foi tão alta quanto a do grupo que recebeu a prednisona, mas em todas as outras categorias, o uso dos fitoterápicos teve um desempenho semelhante ao uso da prednisona. Além disso, o extrato de fitoterápicos levou a um aumento na função do sistema imunológico, o contrário do que ocorre com o uso de corticoides sintéticos, que diminuem a função desse sistema.
Portanto, é bastante animador o resultado desse estudo, pois vemos que é possível se tratar asma e bronquite crônica de forma eficiente e natural.
1- Grande livro da saúde natural: os 73 segredos da cura sem remédio/ Agora Inc., tradução de Mahana Pelosi Cassiavilani – São Paulo: Jolivi Publicações, 2018. 416 p.
2- Wen M, Wei C, Hu Z et Al. “Eficacy and tolerability of anti asthma herbal medicine intervention in adult patients with moderate-severe allergic asthma.” J Allergy Clin Immun 2005 517-524.
Coágulos sanguíneos (ou trombos) se formam quando fibras de uma proteína chamada fibrina se acumulam nas paredes dos vasos sanguíneos. No coração, coágulos sanguíneos causam o bloqueio do fluxo de sangue para o tecido muscular. Se o fluxo de sangue está bloqueado, o suprimento de oxigênio é cortado e, em algum momento, o tecido morre. […]
Ler maisMiomas uterinos, também chamados leiomiomas uterinos, são crescimentos não-cancerosos do útero. Eles são o tumor pélvico benigno mais comum em mulheres. Até 75% das mulheres terão miomas uterinos em algum momento de suas vidas, embora muitas vezes não causem sintomas. Os sintomas associados aos miomas uterinos incluem sangramento menstrual intenso e prolongado, dor pélvica, aumento […]
Ler maisTer uma pele clara e vibrante confere um benefício considerável à autoconfiança e promove o bem-estar psicológico. Portanto, o impacto de manchas, cravos e cicatrizes é mais do que superficial para milhões de pessoas em todo o mundo afetadas pela acne. Embora a acne seja tipicamente considerada uma doença da adolescência, milhões de adultos também […]
Ler mais